quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

DETOX

Ainda falando de pós festas, li uma matéria muito bacana sobre DETOX e resolvi dividir com vocês.

Depois dessas comilanças que perduram pelo ano de 2013, já que sempre tem o enterro dos ossos, nada como uma desintoxicação.

Fonte: Caderno Ela (O Globo)
— A detox traz como benefícios a redução de peso, a melhora na qualidade do sono, da ansiedade e irritabilidade. O objetivo é aumentar o consumo de frutas, legumes e alimentos integrais, evitando os carboidratos refinados, a carne vermelha, frituras, embutidos, álcool, corantes, conservantes e, se necessário, leite e derivados — explica a nutricionista Ingrid Bigotto, da OligoFlora Franchising.

Ela ensina que, no dia seguinte após a ceia, a dica é preparar um suco de hibisco com abacaxi e hortelã, alimentos que ajudam na digestão. Para quem considera o hibisco um ingrediente muito excêntrico, uma alternativa é o suco de abacaxi com couve. O chá verde com cavalinha (desintoxicante e diurético), o suco de maçã com couve, laranja e gengibre (antioxidante e ativador do metabolismo) e o suco de uva integral orgânico (desintoxicante) também são boas opções para curar a “ressaca” do pernil, da rabanada...

— Abacaxi, chás, sucos naturais variados (de chá verde, de uva ou goiaba com agrião) e salada de folhas variadas são alimentos indicados para quem exagerou na ceia — diz Ingrid.
Agora, não adianta “engordar” a salada. A receita de Ingrid leva alface (zinco, selênio e magnésio: antioxidantes) com rúcula (magnésio: antioxidante) e temperos como limão (vitamina C e monoterpenos), açafrão (curcumina), azeite de oliva extra virgem(ácidos graxos essenciais), alho amassado (alicina), orégano e alecrim ou manjericão com uma colher de sopa de germe de trigo (vitaminas do complexo B).

Segundo ela, nozes, amêndoa e avelã devem ser consumidas em até três unidades na recuperação do pós-festa:

— Uma combinação interessante é consumir três damascos mais três nozes, avelãs ou amêndoas.
Abaixo, Ingrid listou abaixo as propriedades das comidas que estão presentes em praticamente todas as mesas e podem ser usadas na detox:

Nozes: fontes de gordura monoinsaturada, as nozes ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL). São fontes de fibras que contribuem para a regulação do trânsito intestinal, além de apresentarem ação antioxidante.

Avelã: é fonte de vitaminas E e do complexo B, cobre, magnésio, zinco, ferro e cálcio. Tem ação antioxidante e anti-inflamatória.

Amêndoa: fonte de magnésio e antioxidantes como a vitamina E e o zinco. É ótima fonte de fibras insolúveis, que estimulam o movimento do intestino e, por isso, evitam a prisão de ventre.

Cereja: quando fresca, a cereja possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Também é fonte de vitamina A e C, além de fornecer sais minerais como cálcio, ferro e fósforo.

Damasco: é um alimento supernutritivo, rico em fibras que ajudam o funcionamento intestinal; betacaroteno que dá força no bronzeado; potássio e vitaminas A, C e E.

Lentilha: fornece quantidades consideráveis de fibra solúvel e insolúvel, a primeira em especial, apresenta uma ação benéfica na redução do colesterol e na regulação dos níveis de açúcar no sangue. A fibra insolúvel contribui prevenindo a constipação. Além disso, essa leguminosa é fonte de proteína, ferro, vitaminas e minerais como fósforo, selênio e magnésio.

Abacaxi: ajuda a digerir as proteínas das carnes devido à presença da enzima bromelina. Apenas uma fatia após as refeições já proporciona esse benefício.

Hibisco: contém flavonoides, antocioaninas e catequinas. Possui efeito diurético, que contribui para a eliminação das impurezas do organismo

Uva-passa: é fonte de fibras, cálcio e magnésio.

Uva vermelha, suco de uva integral e vinho tinto: fonte de flavonoides, apresenta efeito protetor cardíaco e no câncer.

Maçã: tem compostos fenólicos, com efeito antioxidante e desintoxicante.

Nenhum comentário: