sexta-feira, 5 de julho de 2013

Aquela pausa para o "cafezinho"

Com esse friozinho, dá aquela vontade de tomar algo quentinho. E se tem uma bebida que adoro é café. Ele está presente naquele break do escritório, antes de malhar, na hora de driblar aquele sono; é pretexto para um tempinho com as amigas; depois do almoço para enganar aquela vontade de comer uma sobremesa, além também de dar aquela levantada no ânimo. Só que às vezes olhamos aquele cardápio e não sabemos diferenciar os tipos de café, por isso separei e expliquei o que cada café leva. E para você que não gosta, se delicie com a moda das mulheres adeptas ao momento "cafezinho" em qualquer lugar, a qualquer hora.

Expresso
É o café curto. Apresenta 25 a 35 ml na xícara de 50ml. É mais encorpado, pois o contato com a água durante sua extração é rápido e, por isso, seus óleos essenciais estão mais presentes.

Expresso Brasileiro
Apresenta 40 a 50 ml (xícara cheia). Ele é servido com mais café, pois a cultura brasileira está habituada com quantidade e não qualidade. Enquanto o Brasil tem o padrão de 50ml de expresso, outros países adotam no máximo 30ml de café para não perder ou enfraquecer a presença dos óleos essenciais.

Café Carioca
Apresenta 25 a 35 ml de café (assim como o expresso e o curto), mas é diluído em 20ml de água quente.

Café Longo
Xícara de 50ml cheia com café ou, em alguns casos, conta com a adição de água quente. Indicado para quem gosta de tomar muito café, mas não se importa muito com a qualidade. Lembrando que o néctar do café está nos primeiros 30mls.

Café Americano
Apresenta as mesmas características que o café carioca e longo: café diluído em água quente, podendo apresentar 50ml ou mais. Recebeu este nome, pois o consumidor norte-americano gosta de tomar bastante café, mas com sabor menos acentuado.

Cafezinho
Café coado que lembra infância. Geralmente é servido doce, mas isso não é uma regra. Trata-se de um café bem concentrado, que é filtrado e servido na xícara de 50ml. De acordo com a especialista em cafés, Cleia Junqueira, o nosso “cafezinho” é o mais concentrado do mundo.

Café com leite
Trata-se do café filtrado com leite aquecido ou fervido. Também pode apresentar-se como café expresso com leite vaporizado e uma fina camada de espuma de leite.

Mocha
Drink que conta com uma calda de chocolate, leite vaporizado, espuma de leite e uma dose de expresso. A mistura pode ser tri-fásica ou uma mistura de café com a calda de chocolate com a crema do leite por cima. Pode também ser conhecido pelo nome de Mocaccino, termo utilizado e criado por uma rede de cafeterias internacional.

Cappuccino
O verdadeiro cappuccino apresenta 1/3 de expresso, 1/3 de leite vaporizado, 1/3 de espuma de leite na xícara de 150 a 180 ml. A espuma do cappuccino deve ser densa e cremosa, com temperatura de no máximo 60º para se tomar em goles. No Brasil, há o hábito de acrescentar canela ou chocolate.

Cappuccino Italiano
Compreende em: 1/3 de expresso; 1/3 de leite vaporizado e 1/3 de espuma de leite na xícara de 150 a 180 ml.

Pingado
Um copo de leite quente que recebe uma pequena quantidade de café, ou seja, somente um pingo de café. Bebida bastante popular em botecos e padarias do Brasil e é, geralmente, servido no copo americano.

Média
Tradicional nas padarias brasileiras, é conhecida lá fora como Latte ou Café Latte. Café expresso com leite vaporizado e uma fina camada de espuma. Sua textura deve ser um pouco menos cremosa que o cappuccino.

Café Cortado
É como chamam a Média (Café Latte ou Latte) no Rio Grande do Sul.

Macchiato
Geralmente é servido na xícara de expresso e consiste em um expresso “manchado” com a crema do leite. No Brasil, é conhecido também como “café com espuminha”. Muitos preferem tomar essa bebida, pois a crema do leite quebra um pouco o sabor intenso do expresso.

Café com Panna
Muito comum na Itália, este café conta com a Panna (creme de leite fresco batido ou feito na coqueteleira). Considerando que alguns estados brasileiros não permitem a comercialização de leite fresco, apenas pasteurizado, muitas cafeterias substituem a Panna por chantilly.

Café com Chantilly
Muito comum em todo o Brasil, compreende em uma dose de expresso coberto com chantilly.

Café Breve
Muito comum nos Estados Unidos, trata-se de uma dose de expresso com creme half and half (composto de metade leite, metade creme de leite). Infelizmente, este café não é comercializado no Brasil, pois este tipo especial de creme não é comercializado.

Fonte dos cafés : mexidodeideias.com.br

Um comentário:

Sara disse...

Já me deixou na vontade do cafézinho da tarde.. ai ai, lá vou eu tomar mais um!!!! meu preferido: o carioca! :)